CONFERENCISTAS

A composição das mesas na conferência será da seguinte forma:

 
Mario Sérgio Cortella possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos (de 1977 até 2012), sendo que em 30 deles também no Departamento de Teologia e Ciências da Religão. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010); tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. É autor de dezenas de livros.

 

Lourival Sant’Anna é jornalista, com experiência em coberturas de guerras, conflitos, convulsões sociais, crises políticas, eleições, catástrofes naturais e outros momentos históricos em 60 países. Formado no Curso de Documentário na Academia Internacional de Cinema em, 2013; mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, 2007; graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás,1986. Ex-diretor-adjunto do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, desde 2015; analista internacional da Rádio CBN, desde 2015; repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, 2001-2015; analista internacional da Rádio Estadão, 2011-2014; editor-chefe do jornal O Estado de São Paulo, 2000; repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, 1998-2000; editorialista do jornal O Estado de São Paulo, 1995-1998; produtor do Serviço Brasileiro da BBC de Londres, 1993-1995; correspondente do jornal O Estado de São Paulo em Londres, 1993-1995; redator de internacional do jornal O Estado de São Paulo, 1990-1993; repórter da Agência Folha, 1989-1990. Possui dois livros publicados e fala inglês e espanhol fluentemente.

 

David Perlmutter é decano da Faculdade de Mídia e Comunicação na Universidade Texas Tech. Foi diretor da Escola de Jornalismo e Comunicação em Massa e professor na Universidade de Iowa. Recebeu seu bacharelado (1985) e mestrado (1991) pela Universidade da Pensilvânia e seu Ph.D. (1996) pela Universidade de Minnesota. Foi membro do Conselho da Associação Americana de Consultores Políticos e agora faz parte do Comitê Consultivo do Museu Nacional da Força Policial, em Exibição Midiática. Ele foi diretor inspetor de subsídios multidisciplinares e de propostas de financiamento interno que totalizam cerca de US$ 800.000 e arrecadou cerca de US$ 2.000.000 em doações para sua faculdade. Graduou-se pela Oficina de Liderança da Associação de Escolas de Jornalismo e Comunicação em Massa.

NOTA - 02/03/2015: não poderá participar devido a alguns imprevistos pessoais e profissionais.

Sevgi Akarçeşme recebeu seu B.A. em Ciência Política e Administração Pública da Universidade de Bilkent, em 2001, com uma bolsa de estudos integral. Ela possui um mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Istambul Bilgi e outro mestrado em Ciência Política pela Universidade de Temple, onde ela participou do programa de doutoramento com bolsa de estudos e trabalhou como assistente de ensino. Seguindo seus estudos de pós-graduação em Filadélfia, ela se juntou ao Projeto Turquia no CSIS, em Washington DC. Ao voltar para a Turquia, trabalhou no Gabinete do Presidente a partir de 2008 até o final de 2010, onde ganhou experiência inestimável governo. Depois de trabalhar como consultor no Ministério do Centro de Relações Exteriores para a Investigação Estratégica de dezembro 2010 turco a julho de 2011 ela se mudou para sua cidade natal Istambul. Atualmente, ela está trabalhando no diário Zaman de hoje como correspondente e como colunista no diário turco Zaman. A tese de mestrado Sevgi Akarçeşme foi publicado como um livro em 2010, intitulado Supremacy militares ou civis na Turquia? O novo quadro de civis e militares Relações no pós-28 de fevereiro Era. Além de artigos acadêmicos que ela co-autoria com o Prof. Bülent Aras no International Journal e World da Europa, ela tem publicado artigos e comentários sobre Quartz, Al Jazeera Inglês e apareceu na CNN International, BBC World.

NOTA - 06/03/2015: não poderá participar por causa da ocupação de seu jornal (Today's Zaman) pelo governo na Turquia. Seu artigo será lido.

Samira Adel Osman é Professora Adjunta de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração Árabe; Imigração e Retorno; História Oral de Famílias, Islamismo, História do Oriente Médio, do Mundo Árabe e do Islamismo. É autora de diversos artigos sobre Imigração Árabe e do livro Imigração árabe no Brasil: histórias de vida de libaneses muçulmanos e cristãos.

   

 

Peter Demant é historiador e professor de Relações Internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Mestrado (1981) e doutorado (1988) em História Moderna e Contemporânea pela Universiteit van Amsterdam, Holanda; Livre-Docência em História Contemporânea pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado no Departamento de História da USP, lecionando também no Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisando principalmente nos temas: Oriente Médio, islã e islamismo, conflito Israel-Palestina, e a hegemonia do ocidente e sua contestação. Editor responsável da revista online Malala. (http://www.revistas.usp.br/malala)  

José Renato Nalini é Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-Presidente da Academia Paulista de Letras e professor universitário. Autor, entre outros, de Ética da Magistratura (2ª ed.), A Rebelião da Toga (2ª ed.) e Ética Ambiental (2ª ed.). Natural da Jundiaí, nasceu em 1945 e se formou em 1970 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Tomou posse na magistratura em 1976 e foi nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Ao longo da carreira também judicou nas comarcas de Monte Azul, Itu, Jundiaí e na Capital. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2004 e ocupou o cargo de corregedor-geral no biênio 2012/2013.

NOTA - 04/03/2016: José Renato Nalini, informou na sexta-feira (04/03) que não poderá participar da conferência.

Jorge Lasmar possui graduação em Direito pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC Minas. É Mestre em Direito Internacional pela UFMG e Doutorou-se em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Sciences (LSE, Reino Unido). Atualmente é Professor Titular de Direito Internacional das Faculdades Milton Campos e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Atua como consultor, advogado e é Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB-MG, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. É pesquisador do Terrorism Research Initiative (TRI), lidera a Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa Sobre o Terrorismo e Violência Política, e é o coordenador para a América Latina e Central do Committee for the Study of International Society in the Americas (CSISA, International Studies Association) além de Diretor de Assuntos Jurídicos da International Association for Security and Intelligence Studies (INASIS). Possui diversos trabalhos sobre terrorismo e violência política publicados em quarto línguas.

Kerim Balcı é escritor turco, jornalista e acadêmico, nascido em 1971. Editor-chefe da revista Turkish Review, uma revista turca bimestral publicada pelo Zaman Media Group da Turquia. Colunista no jornal Zaman e Today's Zaman, os dois maiores jornais, um em turco outro em inglês. Especialista em  que relações internacionais e Oriente Médio, além de participar de debates e programas de TV. Estudou Física e Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Bósforo da Turquia. Mestre pela Universidade Hebraica de Jerusalém, a cidade onde ele atuou como representante do Zaman Turkish Daily durante oito anos. Balci Atualmente é doutorando na Universidade de Durham do Reino Unido na filosofia da linguagem. Trabalha com grupos de diálogo inter-religioso na Europa para promover o multiculturalismo na Europa. Foi presidente da Dialogue Society em Londres por dois anos e meio. Editou um livro chamado Guerra de quem? sobre  querra no Iraq.  Publicou um álbum chamado Jerusalém Otomano, em fotografias e um outro álbum com fotografias modernas da cidade, chamado Kutsallığın Başkenti Kudus/Capital de santidade Jerusalém (IRCICA, Istambul, 2009, Publicado em Turco, Inglês e Árabe.) (Timas, Istambul, 2011). Balcı tem diversos artigos publicados em livros e enciclopédias acadêmicas e populares, principalmente sobre o Oriente Médio, política turca, política americana no Oriente Médio e diálogo inter-religioso.

Eric Brown é um membro sênior do Instituto Hudson, onde ele realiza pesquisas sobre o Oriente Médio e assuntos asiáticos, questões estratégicas, a governabilidade e da sociedade civil, e os futuros geopoliticos. Ele também é o editor, com o Dr. Hillel Fradkin e Embaixador Husain Haqqani, da “Current Trends in Islamist Ideology” (Tendências ideológicas islâmicas atuais). Ele já trabalhou em toda a Eurásia para avaliar como diferentes sociedades estão lidando com problemas de segurança complexos e como ajudá-las. Um dos seus focos de pesquisa atual são as causas da fraqueza do Estado e as estratégias internacionais para ajudar os países vulneráveis e promover a segurança pública.

 

 
 

Rev. Dirk Ficca tem vinte anos de experiência no movimento interreligioso global, tendo trabalhado como Diretor Executivo do Conselho do Parlamento Mundial de Religiões. Antes de trabalhar com o Parlamento de Religiões, foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Benton Harbor. Graduou-se pelo Seminário Teológico McCormic (Classe de 1982) e ensinou na Universidade DePaul, no Seminário Teológico Evangélico Garrett e na Escola Luterana de Teologia em Chicago. Ele é membro do Presbitério de Chicago e serve como organizador do Grupo de Trabalho Ecumênico e Interreligioso. Recebeu o Prêmio Fethullah Gülen para Paz e Diálogo pela Fundação Niágara em 2012.

 
 

 

Dom Julio Endi Akamine é Bispo Auxiliar de São Paulo.  Começou seus estudos em 1975 no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em Londrina, Paraná.  Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Teologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba. Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Luciano Mendes de Almeida no dia 25 de janeiro de 1987 na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, Vila Carrão, Região Episcopal Belém, e foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom José Maria Maimone, em 24 de janeiro de 1988 na Paróquia Santo Antonio, cidade de Cambé, Paraná. Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).  No período de 1996 a 2001 e 2005 a 2011 foi professor de teologia no Studium Theologicum, Curitiba, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental. Desde 2008, reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede nesta cidade até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio de 2011, sendo ordenado bispo em 9 de julho de 2011.

 

Rabino Michel Schlesinger é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Realizou seus estudos rabínicos e seu mestrado em Jerusalém, no Instituto Schechter. Nos Estados Unidos, trabalhou em um acampamento judaico, o Camp Ramah de New England, e se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Intitute na cidade de Nova Iorque. Desde 2005 é rabino da CIP. Em 2012, por ocasião de seu ano sabático, passou três meses em Nova Iorque, onde visitou instituições judaicas e estudou Talmude no Jewish Theological Seminary. O rabino Schlesinger é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da CNBB. Em 2013 esteve em Doha, no Qatar, para a Décima Conferência Internacional de Diálogo Inter-religioso. No mesmo ano, concluiu seus estudos em gestão de sinagogas no Rabbinical Managment Institute de Los Angeles. Casado com a antropóloga Juliana Portenoy Schlesinger e pai da Tamar e da Naomi.

  Samir Boudinar nasceu em 1975 na cidade de Oujda, em Marrocos. Concluiu ensino fundamental e médio em Oujda. Ele estudou na Universidade Mohammed V. Ele recebeu também seus graus de mestrado e doutoramento nessa universidade. No seu doutorado estudou em Sociologia da Política. Ele trabalha como professor no Departamento de Sociologia da Universidade Muhammad V. Também é o Diretor Geral do Centro de Pesquisa de Ciências Sociais, um importante centro de pesquisa civil situado em Oujda. Ele lecionou Ciência Política, História do Pensamento Islâmico, Civilização Islâmica, Diálogo das Civilizações e Sociologia em muitas universidades no Marrocos e no exterior. Ele fez apresentaões em diversos simpósios internacionais. Participou de programas de TV. Além do Árabe como língua materna, fala Inglês e francês.

 

  Suleyman Eris é o presidente fundador da Respect Graduate School(Escola Superior Respect) em Pensilvânia- EUA. A escola oferece atualmente curso de mestrado em Artes nos Estudos Islâmicos (MAIS). Presidente Eris formou-se bacharel na Turquia, na Faculdade de Teologia da Universidade de Uludag . Formou-se mestre pela Universidade de Georgia com uma tese sobre o sufismo. Atualmente, é doutorando na Universidade Temple em Filadélfia. Ele publicou um livro chamado "O Islam: Um Breve Guia sobre Crença e Prática." e uma série de artigos acadêmicos.